Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL visita Teixeira Soares e discute a valorização de pontos turísticos do município

Na manhã desta sexta-feira (05 de fevereiro de 2021), a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa, junto com a assistente técnica, Rozenilda Romaniw Bárbara, visitaram o município de Teixeira Soares, onde foram recebidas pela vice-prefeita Juliana Belinoski(prefeita em exercício), pelo diretor de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Alexandre Basso e pela presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teixeira Soares (ACETS) Cristian Mary H. Bueno. Na ocasião, trataram de assuntos relacionados ao turismo do município ligando com a região.

Estela também é diretora Regional de Turismo da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (CACESUL), portanto fez o convite à Cristian que faz parte da CACESUL representando Teixeira Soares e a mesma se fez presente. O objetivo é que os empresários locais sejam sensibilizados, por meio da Associação Comercial, em relação ao apoio do turismo.

A presidente da ADECSUL fez a entrega à prefeita interina do Certificado do Município e do Conselho de Turismo de Teixeira Soares do Ministério do Turismo.

Estela ressaltou a importância de o município estar no Mapa do Turismo. Pois se trata de um Programa do PRT – Programa de Regionalização do Turismo e do Ministério do Turismo. Há critérios estabelecidos para o município constar do Mapa, sendo a IGR – Instância de Governança Regional de Turismo, neste caso da região centro sul do Paraná a ADECSUL, entidade que faz a interlocução entre o município e os governos, estadual e federal.

O município ficou encarregado de ativar o Conselho Municipal do Turismo, para que a partir disso se possa pensar em cursos, como o de Turismo Rural, para a população, e principalmente, se manter no Mapa do Turismo.

Teixeira Soares vem investindo, nos últimos anos, na Gruta (Recanto Celso Colesel), com ajuda do Governo Federal, pois se trata de um forte ponto turístico religioso para o município e para a região. O parque foi revitalizado com intuito de deixá-lo apto a receber turistas, sendo que conta com um espaço amplo e natural, além de carregar uma rica historicidade. Na Gruta, há esculturas antigas de santos que serão restauradas.

Na reunião, foram debatidos alguns pontos turísticos do município em que há belas propriedades que podem ser organizadas para formar rotas turísticas. Como por exemplo: a Gruta; o Recanto dos Encantos, que fica próximo à Comunidade Deus pai; há alguns pesque pague na mesma região; a Rota das Violas; e também, no município de Teixeira Soares pássaros exóticos muito raros.

Todos estes pontos turísticos e muitos outros serão pensados pela atual gestão, pelo Conselho Municipal do Turismo e pela ADECSUL, com o objetivo de melhorar o turismo regional e capacitar com cursos a população interessada para empreender nesta área.

Pois há riquezas naturais, religiosas e rurais que muitos possuem em suas propriedades, mas precisam passar a ver como uma fonte de renda. Além de se tratar de um município com uma forte produção deleite, matéria-prima que permite que muitos derivados sejam feitos e apreciados pelos visitantes.

Texto: Cibele Bilovus

» Veja mais fotos