Horário de Funcionamento
das 13:00 às 19:00
Rua Moisés de Oliveira, 210
Rio Bonito - Irati, PR
(42) 3423-3327

Cultura e Educação

Superintendente Geral: Profº José Maria Gracia Araújo 

Finalidade: Tendo como plenária ou instância colegiada sua CÂMARA SETORIAL DE CULTURA, HISTÓRIA E CIDADANIA, a Superintendência em questão tem como finalidade promover no âmbito da jurisdição da ADECSUL, ações e iniciativas, isoladas ou no âmbito de Programas e Projetos, voltadas ao resgate, promoção e fortalecimento continuado da identidade cultural e da História da “Terra dos Pinheirais”, particularmente em relação ao fato da região reunir manifestações multi étnicas, especialmente portuguesas, polonesas, ucranianas, russas, alemãs e italianas, dentre outras, fruto do processo de colonização regional, razão pela qual a Cidadania de todos os que fazem e vivem a cultura local seja marcada por essa importante perspectiva.

                                                                                                           Projeto Retro
                                                                                       “Canta a tua aldeia e cantaras o mundo”


O presente projeto RETRO – Canta a tua aldeia e cantaras o mundo, foi por mim idealizado baseando- me na figura do GRIÔ, que foi nas senzalas dos tempos da escravidão africana, o guardião da história, dos costumes e das tradições da terra mãe a AFRICANA, possibilitando com que as lembranças da pátria não se esvaíssem das memórias dos irmãos desterrados.


Projeto semelhante já é por mim desenvolvido em Irati, há aproximadamente 15 anos, com o nome de IRATI DE TODOS NÓS.


Seu formato é composto de diversas atividades que são desenvolvidas por meio de programas radiofônicos, matérias em jornais e revistas e contação de causos e histórias e cargos de um lendário personagem do município chamado de pacífico de Souza Borges (1809 – 1934).


O referido folclórico personagem, carinhosamente chamado de Nhô Pacífico, foi por mim selecionado dentre muitos outros, de igual importância, que fizeram parte da nossa historia desde o mais remoto passado de que se tem registro.


Caracterizado, Nhô Pacífico, visita as escolas de todos os níveis educacionais 1°, 2° e 3° graus, proferindo palestras sobre a história e o folclore do nosso município, entremeadas por ilustrações visuais e verbais sobre condutas cívicas, morais, ambientais, entre outras, de importância para a formação cidadã dos participantes.


Parte do material histórico e folclórico utilizados por mim nas diversas atividades acima mencionadas é proveniente de acervo familiar, sendo complementada por inúmeros empréstimos e doação feitos por amigos, ouvintes e simpatizantes do projeto.


Minha proposição a ser desenvolvida através da ADECSUL compreende o assessoramento a cada um dos municípios que incorporam e instituição para que:


01 – Escolha-se um personagem que será o seu retro.

02 – Forme-se um acervo histórico e folclórico do município.

03 – Selecionem-se as formas de divulgação do trabalho.

04 – Outras necessidades.


Irati, 05 de abril de 2018 
José Maria Gracia Araújo 
Artista Plástico-Historiador