Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Equipe da ADECSUL e Prefeitura de Irati discutem ações voltadas ao turismo do município

Equipe da ADECSUL visitou o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Irati, Marcelo Rodrigues. Em janeiro a presidente da entidade, Estela Mara Rosa, já havia visitado a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a coordenadora, Samanta dos Santos e Ico Andreassa, onde discutiram as ações da ADECSUL na organização de roteiros turísticos, com destaque para a Rota do Equilíbrio, na comunidade rural do Pinho de Baixo. Anteriormente, em outra ocasião Estela visitou também o secretário de Cultura, Alfredo Van Der Neut, e José Maria Grácia Araújo, na Casa da Cultura, oportunidade em que puderam estreitar as conversações sobre o entrelaçamento entre cultura e turismo, além de discutir também os projetos para Irati.

Na visita ao secretário Marcelo, Estela fez a entrega do Certificado do Município e do Conselho de Turismo, documentos do Ministério do Turismo que certificam que o município de Irati consta do Mapa do Turismo. Além dos projetos em andamento, como é o caso da Rota do Equilíbrio foi dado ênfase sobrea importância do turismo religioso e os passos para consolidar este roteiro na região.

Das 14 regiões turísticas do Paraná, a região turística Terra dos Pinheirais é que conta com mais atrativos religiosos. Esta concentração de atrativos religiosos em um espaço geográfico facilita o roteiro, como é o caso de Prudentópolis, que já recebe considerável fluxo de turistas. Outro nicho a ser trabalhado é o turismo rural.

A assistente técnica da ADECSUL, Rozenilda Romaniw Bárbara, apontou que para a expansão do Turismo Rural é preciso atenção a dois pontos principais que dependem do poder público, as estradas em boas condições, para que o turista possa trafegar com segurança e a sinalização, com placas, para que o acesso seja mais fácil para aqueles que não conhecem o local. Sendo que o interesse da população já é notório, pois os moradores do Pinho de Baixo estão vendo o turismo com outros olhos, ou seja, como um empreendimento e para alcançar isso, estão fazendo cursos e buscando aperfeiçoamentos.

Na oportunidade, Estela citou como exemplo de empreendimento que pode crescer e se desenvolver no município a Vinícola Cosmos, localizada, também, no Pinho de Baixo, tem um forte potencial para receber turistas e lembrou que o turismo é uma atividade eminentemente de geração de emprego e renda, que impacta positivamente a vida de muitas pessoas. O secretário comentou que almeja buscar o desenvolvimento por meio dos pequenos negócios, que além das grandes empresas, muitas vezes o poder público precisa valorizar mais os produtores locais, pois eles também geram empregos.

Texto: Cibele Bilovus e Estela Mara Rosa

» Veja mais fotos