Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

02/03 - Apresentação sobre o Visconde de Guarapuava para alunos do curso Técnico de Guia de Turismo

"O curso técnico Guia de Turismo em Guarapuava, realizado pelo Núcleo Regional de Educação do Governo Estadual, promoveu uma palestra e convidou o presidente da ADECSUL (Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul) e presidente do IPTG (Instituto de Promoção Turística de Guarapuava), Marcio de Sequeira, para apresentar estudos e levantamentos sobre o potencial turístico de Guarapuava e da Região Terra dos Pinheirais.

Marcio explanou de forma geral sobre as riquezas culturais, naturais e do trabalho humano, que têm apelo turístico e que devem ser exploradas de forma sustentável, resgatando patrimônios esquecidos, valorizando e inovando continuamente. Mostrou de forma resumida, ações já executadas dentro do Plano Operacional Turístico da Terra dos Pinheirais e também do Instituto de Promoção Turística.

Também mostrou alguns projetos para os próximos anos. Destacou a importância da Inteligência Turística no mundo atual, quando os empreendedores e poder público devem ficar atentos para as novas formas de comunicação digital que possuem alcance mundial e de custos reduzidos, muitas vezes sem qualquer ônus financeiro. Assim, a divulgação dos destinos turísticos cada vez usa menos material impresso (que desatualiza!) e através de programas digitais, pode alcançar uma amplitude muito maior, inimaginável há vinte anos. E somando boas doses de criatividade e inovação, é possível usar instrumentos digitais prontos como plataformas, redes sociais e outras ferramentas de tecnologia digital. O mundo está cada vez menor, as informações chegam com maior velocidade e o turismo pode se beneficiar disso também.

O projeto Griô foi apresentando e como surgiu a iniciativa na cidade de Irati através do historiador José Maria Gracia Araújo, o nosso querido Zeca Araújo, que interpreta Nhô Pacífico nas escolas do município e espaços públicos abertos.

E o projeto das figurinhas falantes colecionáveis com personagens históricos de cada cidade na versão infantil, já iniciada em Guarapuava com "A Turma do Viscondinho", projeto derivado e que agregará valor ao projeto Griô e ser divulgado mundo afora via Internet, não apenas para o público infantil, mas para todos que apreciam história, cultura, religião, natureza, produção humana no campo e nas indústrias.

Os alunos manifestaram desejo de criar uma associação local de guias e assim poderem trabalhar integrados ao IPTG, cooperando naquilo que estiver ao alcance de cada parte. Desta forma, somando esforços de mais atores locais e regionais, o turismo consegue se desenvolver e se fortalecer."

Texto: Márcio de Sequeira

Foto: Dan Jesus