Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

A Terra dos Pinheirais no Mapa do Turismo brasileiro em 2022

Novo Mapa do Turismo Brasileiro registra 2.542 cidades de 322 regiões turísticas.

No dia 28 de março, foi divulgado pelo Ministério do Turismo o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento virtual que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica as necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. 

 

A plataforma SISMAPA recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros desde o início do ano, cadastro este efetuado por gestores municipais, homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo.

 

Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa, contudo, ainda 280 municípios não foram incluídos nesta primeira etapa, mas podem ajustar os procedimentos ou complementar informações e integrar o mapa em qualquer momento do ano.

 

O mapa, além de ser uma representação efetiva do turismo dos municípios, beneficia o município que pode receber diretamente por ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Contudo, para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, destaca o ministro do turismo Gilson Machado Neto.

 

A vocação turística e o impacto pelo setor de viagem são premissas para serem incluídos no mapa, e para este cadastro, os municípios necessitam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos, ter um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo (conselho, associação, fórum ou comitê) e empresas e trabalhadores com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos no Cadastur.

 

Entendemos que as atividades turísticas nos municípios são de fundamental importância na economia da região e do país, ainda mais agora, no pós-pandemia. Agora, as atividades turísticas e afins estão voltando com força e preparadas para os turistas e novos turistas, oferecendo novas estruturas e sistemas para receber os indivíduos em cada município do mapa.

 

A nossa região apresenta qualidades naturais e sociais tão características que despertam o interesse por conhecer a região e experienciar nosso sistema e cultura de vida, sendo, portanto, importante para o desenvolvimento de cada município. 

 

Nesta edição, dos 11 municípios da Terra dos Pinheirais, cinco se credenciaram pelos critérios do mapa: Fernandes Pinheiro, Guarapuava, Imbituva, Irati e Prudentópolis. A Terra dos Pinheirais tem tudo para manter efetividade no mercado de turismo e hospitalidade e esperamos que a partir deste mapa, possamos desenvolver ainda mais a nossa região.

 

Para acessar o Mapa do Turismo 2022 clique AQUI.