Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL realiza reunião virtual com secretários e coordenadores de Turismo da região turística Terra dos Pinheirais

Na última quinta-feira (15/04), foi realizada reunião virtual da ADECSUL com os secretários e coordenadores de Turismo da região turística Terra dos Pinheirais. Participaram Katriane Mila (Guarapuava), Cristiane Boiko Rossetim, (Prudentópolis),Maria Margarete Svinzvelski (Mallet), Marcelo Rodrigues e Samanta dos Santos (Irati),Ricardo Basso (Teixeira Soares), Jessica do Carmo Fiatcoski (Fernandes Pinheiro),Lediane e Laércio Cipriano (Rebouças), Metódio Sabatovski (Guamiranga).

Na pauta o desenvolvimento do turismo em cada município e o regional.

A presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa ressaltou a importância de catalogar e mostrar os atrativos de cada município, de explorar de maneira sustentável e inclusiva as peculiaridades de cada lugar, focando nos detalhes e nas diferenças, oferecendo assim experiências únicas ao turista. Ressaltou o foco na organização e oferta de bons roteiros regionais, com material gráfico e digital de qualidade.

RozenildaRomaniw Bárbara, assistente técnica da ADECSUL, apresentou aos secretários osPlanos Regionais que foram elaborados pela entidade com o  apoio dos coordenadores e enviados para a Paraná Turismo; o plano de retomada pós-pandemia; plano de ação anual; plano de gestão e o plano estratégico operacional. E os esforços para a organização dos roteiros de turismo religioso, turismo rural e outros em estudo, além dos cursos que estão sendo realizados pela SENAR.

Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, enfatizou os esforços para o desenvolvimento do turismo rural com foco no roteiro São Francisco e meiospara facilitar o acesso do turista ao local. Capacitações na hotelaria para a buscada excelência no atendimento. Destacou ainda o Festival Solidário que está emprocesso de organização com a PR Turismo, sendo que Guarapuava foi escolhida para receber o projeto e apoiar o setor de eventos.

Cristiane Boiko Rossetim, secretária de Turismo de Prudentópolis destacou que o turismo religioso de Prudentópolis colhe os frutos pelo título “Capital da Oração”,sendo que este vem somar a uma grande gama de outros atrativos disponíveis no município.

Maria Margarete Grden Szinvelski, secretária de Turismo e Cultura do município de Mallet comentou que a prefeitura está de mudança para um novo local e que antigo prédio deve receber uma sala para sediar um museu municipal, destacando a importante sintonia entre cultura e turismo. Teceu considerações sobre o circuito polonês e como a experiência pode ser aproveitada para outros produtos, pois o sucesso depende da interação entre os diferentes atores.

Ricardo Basso, secretário de Turismo e Cultura de Teixeira Soares destacou um nicho de turismo que já ocorre no município, que é o de observação de aves. A observação de pássaros virou uma forma das pessoas se aproximarem da natureza e de admirar espécies nativas em um habitat natural. Esta observação levou um grupo de fotógrafos locais a descobrirem uma espécie rara de coruja que foi encontrada, até então, somente no município de Teixeira Soares.

Jessica do Carmo Fiatcoski, coordenadora de turismo de Fernandes Pinheiro comentou sobre os desdobramentos para a reorganização do conselho de turismo no município.

Laércio Cipriano de Rebouças destacou a história do Monge João Maria pelo município e o Parque Ambiental. A festa que atrai muitos romeiros, sendo alto o potencial de atração de turistas.

Marcio de Sequeira, conselheiro da ADECSUL explanou sobre alguns projetos para a região e comentou sobre a importância de ver o turismo como uma atividade basicamente econômica, que deve ser bem organizada, qualificada, onde se tenha cuidado, higiene, segurança e bom atendimento.

A reunião que iniciou as 8h30 finalizou as 11h15 com muito boa interação por parte de todos os secretários e coordenadores. Organizar roteiros regionais foi uma questão amplamente discutida e abraçada por todos, sendo o objetivo o fortalecimento da região turística Terra dos Pinheirais. Ficou ainda a proposta de voltar as reuniões presenciais itinerantes, como sempre ocorreram, assim que findar a pandemia. A última reunião presencial ocorreu em outubro de 2019 no município de Rio Azul. A presidente lembrou ainda que em fevereiro de 2021 a ADECSUL completou 21 anos da entidade.

Texto: Cibele Bilovus