Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Equipe da ADECSUL visita o prefeito Leandro Jasinski de Rio Azul

A presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Paraná (ADECSUL), Estela Mara Rosa, visitou o prefeito do município de Rio Azul, Leandro Jasinski, e o secretário de Cultura e Turismo, Fabio Pereira de Souza, na quinta-feira - 28 de janeiro de 2021, oportunidade em que foram debatidos projetos e ações na área do turismo. Na ocasião, também estiveram presentes Martinus Meiborg, membro do Conselho Curador da ADECSUL e a assistente técnica da ADECSUL, Rozenilda Romaniw Bárbara.

A presidente da ADECSUL explanou sobre a importância do município constar no Mapa do Turismo, que se trata de um Programa do PRT –Programa de Regionalização do Turismo e do Ministério do Turismo. Foi entregue ao prefeito o Certificado do Município e do Conselho de Turismo de Rio Azul do Ministério do Turismo.

Há critérios estabelecidos para o município constar do Mapa, sendo a IGR – Instância de Governança Regional de Turismo, neste caso da região centro sul do Paraná a ADECSUL, entidade que faz a interlocução entre o município e os governos, estadual e federal.

Todos participaram do diálogo e discutiram novas ideias a serem exploradas com apoio da atual gestão e do Conselho Municipal de Turismo, com ênfase na valorização das riquezas e potencialidades que o município possui, priorizando a promoção do desenvolvimento sustentável e geração de renda em vários setores. O turismo rural é uma alternativa que vem sendo trabalhada na região, assim como o Turismo Religioso, que tem uma forte representatividade regional.

O prefeito Leandro argumentou que alguns atrativos turísticos do município poderão ter investimentos e melhorias, como o Parque da Pedreira. Há, também, uma expectativa de recuperação da Capela Senhor Bom Jesus, que foi pintada pelo artista Antonio Petrek, proposta esta capitaneada por Martinus Meiborg. Petrek deixou trabalhos exemplares em várias localidades na região, como na comunidade de Cachoeira dos Paulistas. A pintura interna da Capela Senhor Bom Jesus retrata fielmente o artista rioazulense que executava suas obras de arte com técnicas próprias, no preparo e aplicação de tintas, criando matizes de cores e traços que o identificam no acervo deixado por ele. A beleza de sua pintura é considerada extraordinária e é um importante patrimônio para a história da região Centro-Sul.

POUSADA VILLA VITÓRIA

Na oportunidade, a presidente e os representantes do turismo de Rio Azul, visitaram a Pousada Villa Vitória, momento em que conversaram com a proprietária, Regina Pegoraro, sobre a Obra de Petrek, pois Regina dirigiu um filme sobre a vida e obra do artista, tendo ainda, como acervo na pousada um baú que era do artista, com alguns dos seus pertences. Regina Pegoraro é ex-presidente da ADECSUL e também membro do Conselho Curador da entidade.

Texto: Cibele Bilovus