Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Lançamento do Mapa do Turismo Brasileiro em Brasília

No dia 02 de fevereiro a presidente da ADECSUL – Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná, Estela Mara Rosa, esteve em Brasília-DF representando a instituição, que é a organização sede que responde pela Instância de Governança Regional da região turística Terra dos Pinheirais, na cerimônia de lançamento do Mapa do Turismo Brasileiro.

Durante o evento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou o empenho permanente pela adaptação do Mapa à realidade de cada região, pois, segundo ele, o governo trabalha para que as ações tomem velocidade que demandam os municípios, o sistema prioriza a entrada de cada vez mais municípios. Ressaltou, inclusive, as várias ações de integração que o MTur tem realizado com mais de 3 mil obras de infraestrutura em todo o país. Complementa informando que, “No governo Bolsonaro, o PRT (Programa de Regionalização do Turismo) aproximou os gestores e ampliou a Rede de interlocutores, passando de 54 para mais de 3 mil interlocutores” do turismo no país.

A coordenadora-geral de Áreas Estratégias para Desenvolvimento Turístico do MTur, Ana Carla Moura, enfatizou a importância da presença no Mapa, “Isso mostra que o município trabalha a gestão do turismo, a adesão à regionalização e que quer ampliar a geração de emprego e renda. E, estando no Mapa, ele tem acesso a oportunidades que o MTur vem trabalhando, como programas de financiamento e a participação em programas do Ministério”.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; a presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Cacau de Paula; o presidente da Embratur, Carlos Brito; a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça; o vice-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (DF),Alisson Silva, representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM), integrantes da Rede de Interlocutores do PRT, entre outros.

Este é o sistema que orienta as políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país e deve ser atualizado pelos gestores municipais de turismo na plataforma Sis Mapa. Em 2022 os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado “Atividade Turística”, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Além disso, os gestores municipais precisam renovar cadastros ou inserir novos dados até o próximo dia (25.02), com as senhas de acesso devendo ser solicitadas aos órgãos estaduais ou distritais de Turismo e ao MTur. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para (28.03).

Neste mesmo dia pela manhã a presidente da Adecsul reuniu-se com a coordenadora-geral de Áreas Estratégias para Desenvolvimento Turístico do MTur, Ana Carla Moura, no Ministério do Turismo para tratar de pautas referentes a regionalização. “Foi uma oportunidade para aprofundar as questões relativas as Instâncias de Governanças e a Regionalização do Turismo. Entregamos um material gráfico de uma rota turística da região, a “Rota do Equilíbrio”, no município de Irati, produzido pela ADECSUL para a região Terrados Pinheirais e desdobramos vários outros assuntos, assim como os desafios das IGRs (Instâncias de Governanças Regionais) em todo o país. As 15h houve o evento com o Ministro, e é importante ressaltar que pela primeira vez o MTur organizou o lançamento do Mapa do Turismo Brasileiro com a presença dos interlocutores regionais, o que demonstra o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido por eles em suas respectivas regiões turísticas.”, comenta a presidente da Adecsul.