Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Presidente da Paraná Turismo se apresenta às IGRs e planeja trabalhar em união para o desenvolvimento do Turismo no estado

Em 11 de janeiro de 2022 as 14hocorreu a primeira reunião das Instâncias de Governança com a Paraná Turismo, que se deu de modo virtual. Das 15 IGRs - Instâncias de Governança Regionais de Turismo do Paraná, 14 se fizeram presentes.

A pauta principal foi a apresentação do novo presidente da Autarquia Estadual Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, nomeado mediante Decreto 9987 em 07/01/2022. Irapuan que deixa o cargo de Diretor de Marketing, Inovação e Tecnologia da entidade, assumido em janeiro de 2021, é tecnólogo em Turismo e tem vasta experiência no setor de turismo, no agenciamento, na Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo de São José dos Pinhais, além de outras significativas contribuições para a área.

A recepção por parte das Instâncias foi bastante positiva, pois a apreensão dos coordenadores das IGRs era de uma nomeação alheia as particularidades do turismo, e que não tivesse ciência da realidade e ações das IGRs em suas respectivas regiões.

O presidente deu as boas vindas aos representantes das IGRs e sua primeira ação foi de ouvir todas as reinvindicações, que foram muitas por parte dos coordenadores e presidentes das Instâncias de Governanças. Algumas ele acenou positivamente de imediato, outras serão objeto de estudos, caso a caso. O presidente já está organizando a agenda para visitar cada região e conhecer pessoalmente suas peculiaridades.

“Quero agradecer a todas as IGRs que estiveram nesta reunião e dizer que este ano será um ano de muito trabalho, isso é muito gratificante, teremos muita dedicação e empenho pelo Turismo no estado do Paraná. Agradeço, e coloco a Paraná Turismo e me coloco a disposição das IGRs, estaremos trabalhando muito de mãos dadas, vamos trabalhar em cima do cooperativismo”, destacou Irapuan Cortes Santos.

Para a Assessora Técnica da PR Turismo e Interlocutora da Região Sul do País (PR, SC e RS) no PRT – Programa de Regionalização de turismo, Alessandra Xavier, o momento é de fortalecimento do turismo. “Iniciamos nova etapa de trabalho, com o entusiasmo das lideranças das IGRS e presidência da Paraná Turismo. Alinhando as ações, força e expertise das 15 Regiões turísticas do estado. É hora de fortalecermos o Turismo”, explicou Alessandra.

Para a presidente da ADECSUL -Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná e Interlocutora da Região Turística Terra dos Pinheirais, Estela Mara Rosa - “O Turismo no Paraná está adentrando em um novo momento, onde há uma forte união entre todas as Instâncias de Governanças que coordenam as 15 regiões turísticas e contam com o apoio da autarquia Paraná Turismo. A palavra ‘Cooperativismo’ foi citada por mim, assim como pelo presidente, com muita ênfase nesta primeira reunião, certamente será a tônica desta gestão. Todos trabalhando de forma cooperada em prol da realidade desejada amplamente preconizada no Plano Paraná Turístico 2026”.

Com o pedido de exoneração do ex-presidente ocorrido em dezembro de 2021 as IGRs elaboraram um Manifesto direcionado ao secretário da SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) Marcio Nunes e ao governador Carlos Ratinho Massa, com o objetivo de serem ouvidas na escolha do novo presidente. Segue Manifesto na íntegra.

Manifesto conjunto das IGR’s do estado do Paraná

A Política Nacional de Turismo estabelecida por lei e embasada em recomendações da Organização Mundial do Turismo, tem dentre seus princípios a REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO desde o ano de2004. Desde então, há mais de dezessete anos, o Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo foi disseminado em todo o país, alguns estados aderiram de imediato, outros a adesão tem ocorrido em um processo mais lento e gradual. Importante salientar que este programa de enfoque territorial encontrou no estado do Paraná seu protagonismo no território brasileiro. Sim, hoje somos referência nacional em organização e atuação das Instâncias de Governanças Regionais.

O ‘Paraná Turístico 2026’,lançado em 27 de setembro de 2016 (Dia Internacional do Turismo), tem como objetivo principal transformar a realidade do turismo no estado do Paraná até o ano de 2026. Neste universo de dez anos, cinco já se passaram, e não há como negar o importante papel das IGRs - Instâncias de Governança Regionais de Turismo no avanço já conquistado. É certo que há muito ainda que se fazer, mas o modelo participativo preconizado pelo documento foi e tem sido a base deste avanço, pois é sabido que o estado não tem a capilaridade necessária para terem mãos todas as informações sobre as potencialidades, atrativos e produtos nos seus 399 municípios.

Pessoas - entre profissionais, empresários e colaboradores voluntários ou cedidos pelas municipalidades –entidades diversas, pesquisas e estudos realizados, planos executados, projetos implantados, dezenas de reuniões presenciais e virtuais,... tudo graças há anos de esforços contínuos, dedicações exemplares do setor privado e de entidades da sociedade civil, mais do que nunca, precisam não apenas ser valorizados mas, de modo especial, efetivamente APOIADOS, especialmente pelos órgãos e instâncias públicas comprometidas com o setor. Cabe ressaltar ainda o minucioso processo de qualificação que passaram as IGRs no ano de 2021.

A abordagem regionalizada das demandas sugeridas pela atividade turística é um modelo que conseguiu mostrar a que veio. Nasceu do enfrentamento de situações reais, de tentativas e erros, de experiências de sucesso, de muita dedicação, de compromissos pessoais e coletivos que beiraram à exaustão, e que, desta maneira, construíram argumentos sólidos que hoje demonstram que uma instância geopolítica entre os Estados da União e os Municípios, as “IGR’s, é o caminho para o sucesso da organização da atividade turística, principalmente para a construção conjunta pactuada, que vem ocorrendo há anos, com destaque para a concretização do Paraná Turístico2026.

E parte indissociável dessa verdade é a coordenação dessa instância geopolítica de gestão feita cotidianamente por uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, ou especialmente criada para tal, ou nascida com uma perspectiva mais ampla ou abrangente no que se refere ao desenvolvimento microrregional em bases sustentáveis. Sim, as ENTIDADES-SEDE das IGRs são parte indissociável desse PATRIMÔNIO, muito particularmente em razão do fato de que estão elas, desde o início no ano de2003, marcadas pela falta de apoio econômico-financeiro do Estado e, em muitos casos, das Municipalidades e do Setor Privado também, demanda vital para que o modelo siga adiante e realize seu importante destino.

Neste sensível momento, em que ocorreu a exoneração do Sr. Presidente da PARANÁ TURISMO, e haverá a escolha de outro nome para compor a presidência da entidade, é que este MANIFESTO faz sentido, uma vez que não podemos viver surpresas na indicação da nova direção desta entidade de pessoas sem o conhecimento prévio desta importante parceria com as Instâncias de Governanças, razão pela qual muito gostaríamos, os representantes de todas as INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAIS DE TURISMO do Estado do Paraná, de fazermo-nos ouvir nesta oportunidade em razão dos fatos e argumentos apontados.

Na expectativa de que não faltará sensibilidade do Governo do Estado, através da SEDEST – Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e PARANÁ TURISMO, a essa demanda encabeçada pelas Entidades-Sede das IGR’s, subscrevemos o presente nesta data,  na certeza de que o Setor Turístico e toda a sua infraestrutura gerencial e humana poderá manter horizontes de dedicação cada vez mais promissores e fortalecidos nas parcerias com as municipalidades, setor privado e terceiro setor, sempre apoiados mais eficazmente pelo Estado.

Abaixo as 15 REGIÕES TURÍSTICAS e as respectivas organizações que respondem pelas INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇAS REGIONAIS DE TURISMO do Paraná.

RT Terra dos Pinheirais - ADECSUL

RT Corredor das Águas - RETUR

RT Riquezas do Oeste - ADETUROESTE

RT Lagos e Colinas - ADETUR

RT Campos Gerais - ADETUR

RT Cataratas do Iguaçu & Caminhos Lago do Itaipu - ADETUR

RT Litoral do Paraná – ADETURLITORAL

RT Rotas do Pinhão - ADETUR

RT Norte do Paraná - ADETUR

RT Norte Pioneiro - ATUNORPI

RT Eco aventuras, Histórias e Sabores - COCAMTUR

RT Entre Matas, Morros e Rio -ADETUR

RT Vale do Ivaí - AMUVITUR

RT Vales do Iguaçu - AGÊNCIA

RT Sul do Paraná - ATEMA