Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Rebouças revela potencial para o desenvolvimento do turismo na região turística Terra dos Pinheirais

No dia 13 de maio, a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa e a secretária executiva da ADECSUL Rozenilda Romaniw Barbara, foram recebidas pelo prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, e pelo Secretário Municipal de Agricultura, Laércio Antônio Cipriano. Na oportunidade foi apresentada a entidade ADECSUL (Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná) e suas ações na região em prol do turismo, assim como sua função como Instância de Governança Regional de Turismo da Terra dos Pinheirais, conforme reconhecimento do Ministério do Turismo e Paraná Turismo.

Tal visita teve o objetivo de estabelecer parcerias para o desenvolvimento do turismo local e estender as ações em andamento aos municípios da região agregando o município de Rebouças. Na região tem sido desenvolvidas ações para a organização do turismo religioso e o turismo rural, em ambas as frentes há um bom potencial a ser trabalhado no município de Rebouças, incluindo o ecoturismo.

Rebouças possui ainda os faxinais, um sistema de uso da terra que preservou ao longo da colonização a floresta de araucárias e hoje são áreas de preservação que possuem um papel relevante no meio rural. No caso dos faxinais, caso haja interesse da comunidade, pode ser realizado um trabalho para o desenvolvimento do turismo rural. Outra riqueza do município que pode avir a ser explorada de maneira sustentável é o Rio Potinga, que margeia grande parte da extensão do município com potencial para turismo que envolve o cenário água, floresta e lazer, a partir do incentivo a esportes náuticos.

No município há um excelente trabalho realizado pelo resgate cultural da tradição das benzedeiras, que foram identificadas e hoje são amplamente reconhecidas em toda a região, pela contribuição de bem estar que promovem e buscam auxiliar a todos na manutenção da saúde física e mental através da oração e uso de plantas medicinais. O Benzedor em geral é alguém da própria comunidade e que recebeu os ensinamentos dos antigos, sempre de forma oral. Tal matéria já foi alvo de estudos e pesquisas, tornando Rebouças em ‘case’ em relação a esta temática.

O Parque Municipal Monge João Maria é destaque no município. A figura mística do eremita João Maria, ou o Monge da Lapa como foi conhecido, é icônica. Ele percorreu a pé grande parte das terras do Sul paranaense e por onde repousava, abençoava a nascente que lhe servia para matar a sede. Tais nascentes até hoje são foco de busca por peregrinos em função de sua passagem pelo local. No parque em Rebouças é realizado a festa do Monge João Maria e graças à devoção e a fé que este desperta, muitas pessoas têm visitado o parque.

Um destaque em Rebouças no setor de gastronomia é o “Lopes, Padaria, Confeitaria e Restaurante”. Um estabelecimento de tradição com cardápios especializados que atrai muitas pessoas de toda a região para apreciar as variadas opções gastronômicas. Destaca-se o pão de batata roxa, receita desenvolvida pelos seus proprietários com produção orgânica vinda das terras reboucenses, conforme nos explica Everton Souza, proprietário, que também vibra com as possibilidades do desenvolvimento de atividades turísticas, principalmente envolvendo o Rio Potinga.

“Fomos muito bem recebidas pelo prefeito Zak e o secretário Laércio e verificamos o interesse em somar com o desenvolvimento da atividade turística regional, ótima notícia para toda a região. Fomos até o Parque do Monge, lugar bucólico e único, e finalizamos o dia no Lopes para apreciar sua gastronomia única e usufruir de um bom bate papo com o Everton, seu proprietário. Rebouças tem seu potencial e é sem dúvida uma cidade agradável ede pessoas amigas.”- Estela Mara Rosa.

Para saber mais, visite www.adecsul.org.br e www.terradospinheurais.tur.br

E nossas redes sociais: Facebook e Instagram: Terra dos Pinheirais.

Texto: Cibele, Estela e Rozenilda

Fotos: Rozenilda e Estela