Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Reunião CEPATUR para validação do Mapa do Turismo

No dia 11 de março, tivemos reunião com o CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo para, entre outras pautas desta reunião que ocorrer bimestralmente, ‘validar o Mapa do Turismo’ no Paraná.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do PRT – Programa de Regionalização doo Turismo, do Ministério do Turismo que tem como objetivo para priorizar os municípios que tem interesse em desenvolver o turismo e seu município.
Foi um trabalho intenso que vem ocorrendo desde agosto do ano passado, pois a data da entrega foi postergada algumas vezes, além de que o sistema do MTUR apresentou algumas falhas. A presidente Estela Mara Rosa e nossa secretária executiva Rozenilda Romaniw foram incumbidas de incluir os documentos e monitorar os retornos do Ministério do Turismo.
Parabenizamos aos municípios que estarão presentes no Mapa, uma vez que entendemos ter sido um processo de difícil e moroso. Pois o foco das nossas ações se concentrará nos municípios que cumpriram os critérios para estarem no MAPA DO TURISMO BRASILEIRO, conforme preconiza a portaria do MAPA e o objetivo da IGR - Instância de Governança Regional de Turismo. Certamente continuaremos a auxiliar os municípios que não conseguiram alcançar a meta estipulada pelo Ministério do Turismo, pois, o objetivo é que toda a região esteja devidamente organizada e preparada para o turismo, com seus Conselhos de Turismo atuantes. Ressaltamos ainda que 90% dos recursos do Ministério do Turismo são direcionados para os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, assim como as ações da Paraná Turismo.
Por Estela Mara Rosa e Franciani Galvão