Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Superintendente de Cultura do Estado visita a Colina de Nossa Senhora das Graças em Irati, na Terra dos Pinheirais

A convite da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e legado Étnico, através de seu secretário Alfredo Van Der Neut, em 06 de outubro, a presidente da ADECSUL participou da comitiva de recepção da superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.

A agenda de visitas incluiu o Teatro - Centro Cultural Denise Stoklos, o Palácio do Pinho, a Casa da Cultura e a  Colina de Nossa Senhora das Graças, ícone religioso e turístico de Irati e região.

Na ocasião do almoço no Restaurante da Neli Pabis foi servido um prato típico iratiense “borrego no rolete” e exibido um projeto elaborado pela prefeitura para revitalização da Colina de Nossa Senhora das Graças entre outras solicitações da municipalidade, via prefeito municipal Jorge Derbli e autoridades do legislativo, para a Superintendente e para o deputado Artagão. Presentes o presidente do Conselho de Cultura, Leonardo Barroso, membros da ALACs, o presidente da Associação Comercial e conselheiro da Adecsul Elias Mansur, entre outras autoridades e representantes de importantes organizações, assim como a imprensa local. Destacamos a presença da diretoria da ADECSUL, com a presidente Estela Mara Rosa, o vice-presidente José Maria Grácia Araújo e a diretora financeira Maredy Abib, na ocasião representando o Rotary.

A visita ao Palácio do Pinho foi uma volta ao passado, pois muitos que estavam na comitiva, quando crianças vinham brincar no local.

Na visita a Colina de Nossa Senhora das Graças, a presidente da ADECSUL Estela Mara Rosa, que acompanhava a comitiva, explanou sobre a história do local e sua edificação em 1957 por ocasião do cinquentenário do município, com ênfase no fato ocorrido na França com Catarina Laboré em 1830. Comentou também sobre a iniciativa da ADECSUL em relação a Rota de Medalha Milagrosa que liga Irati, com uma das maiores imagens de Nossa Senhora das Graças do mundo, a Prudentópolis, com o Santuário de Nossa Senhora das Graças. Entregou a ela o material gráfico da rota e também uma matéria de jornal explanando sobre a rota.

A presidente ainda pontuou sobre o porquê do nome da rota e todos os esforços para fazer com que este evento não seja lembrado apenas uma vez ao ano, no dia em que se comemora a Aparição Mariana, dia 27 de novembro, mas que seja objeto de constante de visitação e entendimento do fato histórico.

Comentou também dos esforços para ocorrer a Ciclorrota da Medalha Milagrosa, movimento que surgiu com os ciclistas e o Conselho de Turismo de Irati através de sua presidente Vanessa Alberton, que pretende percorrer o interior dos municípios de Irati, Imbituva e Prudentópolis, saindo da Colina as Santa em Irati e chegando no Santuário em Prudentópolis no dia 27 de novembro.

Luciana comentou que ficou encantada com o local, e que estaria em Paris em breve e por ter conhecido a história e recebido informações sobre a aparição iria visitar a Capela onde ocorreu o fato.

“O turismo religioso tem como objetivo não somente a visitação a monumentos, mas um convite a um mergulho a importantes fatos históricos, como este da aparição à Catarina Laboré por Maria na forma de Nossa Senhora das Graças, tornando-se uma importante Aparição Mariana. Esta semana a superintendente Luciana me enviou mensagem comentando que esteve na Capela da Medalha Milagrosa em Paris e lembrou de mim e da explanação do fato, ficou emocionada. Este fato só me faz reforçar a importância, não só dos guias, mas de pessoas que saibam contar as histórias, para que a enriqueça a visitação e a torne mais profunda e marcante para o turista, visitante, romeiro ou peregrino, seja nos monumentos, nas igrejas, capelas, museus e similares.” Comenta a presidente Estela.

A região turística Terra dos Pinheirais conta com vários municípios com grande potencial para o turismo religioso. Destaca-se neste segmento entre as outras 14 regiões turísticas do Paraná, em especial o município de Prudentópolis, reconhecido por lei como a Capital da Oração.

Fotos: Jaqueline Lopes/Folha de Irati