Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Mallet se destaca no turismo religioso com forte potencial histórico e cultural

No dia 15 de julho, Maria Cristina Medeiros Mazza, diretora de projetos, e Rozenilda Romaniw Bárbara, secretária executiva, ambas da ADECSUL, foram recebidas pela Secretária de Cultura e Turismo de Mallet, Margarete Garden Szinvelski e pelo prefeito Moacir Alfredo Szinvelski.

Margarete falou com muita propriedade e entusiasmo sobre os projetos em curso na área de turismo e cultura e do potencial que Mallet tem para o turismo religioso, aventura, cultura e no turismo rural.

No gabinete um banner apresenta Mallet em quatro estações, demonstrando que a cidade oferece a cada estação uma experiência diferenciada e que pode ser apreciada por todos aqueles que visitam este município que possui uma riqueza ímpar, seja na cidade ou no interior.

Margarete está reorganizando o turismo local a partir de visita aos diversos setores, ouvindo a todos para construir um trabalho sólido e de base, onde cada setor possa estar organizado e ofertar os serviços com qualidade e efetividade. Seu propósito é que Mallet se firme neste setor aproveitando o vasto potencial que possui graças à riqueza cultural, religiosa e natural.

Integrante da região turística Terra dos Pinheirais, Mallet tem se destacado no cenário regional, estadual e nacional. Destacamos a produção do Kiwi e a própria Festa do Kiwi, a centenária Igreja Ucraniana São Miguel Arcanjo, tombada pelo patrimônio estadual, e muitos outros atrativos como os rios com quedas e corredeiras majestosas.

Outro projeto que tem sido promissor e promete destacar mais ainda o município, trata-se da habilidade artística de pessoas locais que tem demonstrado nas telas de pintura grande talento. Lembrando que Mallet tem um histórico de ser berço de grandes artistas como Miguel Bakun e Igor Pelek.

Ainda no que tange a arte e cultura, a etnia ucraniana e a etnia polonesa estão muito bem representadas, e aqui destacamos o grupo folclórico polonês Mazuri, e o grupo folclórico ucraniano Spomen. Em novembro de 2019 Mallet sediou o 26º Festival de Danças Folclóricas Ucranianas, sendo a terceira vez que o município sedia este evento. Tais grupos têm feito história preservando a cultura das suas origens e a manutenção e respeito às tradições.

“O município de Mallet é berço de muita cultura e possui interessantes atrativos, certamente ocupará cada vez mais lugar de destaque no turismo regional ofertando interessantes roteiros de lazer, fato que vem somar com outros atrativos da região turística Terra dos Pinheirais” comenta a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa.

Texto: Equipe ADECSUL

» Veja mais fotos