Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, recebe a presidente da ADECSUL e falam sobre o turismo no município


Terra dos Pinheirais





Na terça-feira (09 de fevereiro), a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa, visitou a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, e conversaram sobre os projetos para melhorar o turismo do município. Estela entregou Certificado do Município e do Conselho de Turismo de Fernandes Pinheiro do Ministério do Turismo.

Fernandes Pinheiro está no Mapa do turismo que se trata deum Programa do PRT – Programa de Regionalização do Turismo e do Ministério do Turismo. Nele há critérios estabelecidos para o município constar do Mapa, sendo a IGR – Instância de Governança Regional de Turismo, neste caso da região centro sul do Paraná a ADECSUL que faz a interlocução entre o município e os governos do estado e federal.

No município quem responde pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esporte é o secretário Sergio Gomes, o mesmo se fez presente juntamente com Jéssica do Carmo Fiatcoskie conversaram com a prefeita a respeito de reativar o Conselho Municipal do Turismo.

Em anos típicos, sem a pandemia do novo coronavírus, o município de Fernandes Pinheiro comemora a festa de São Sebastião, a praça central possui a imagem do santo e é um forte ponto de turismo religioso. No aniversário da cidade promove-se a AgriFrut que é uma grande festa que recebe a região e acontece no Parque da Prainha, um ponto turístico visitado por muitos.

A prefeita ressaltou que deseja investir no Turismo Religioso, e a ADECSUL dará todo o apoio necessário para este desenvolvimento. Cleonice já investiu no parque da Prainha, pretende investir em lugares como, a Gruta de Santa Luzia, uma imagem de Jesus Cristo para acolher todas as religiões cristãs.

E também, investir na comunidade do Angaí, que já recebeu pavimentação asfáltica e tem um projeto para atrair turistas para o famoso pôr do sol que é possível vislumbrar naquele local. Será chamada de Rota do Pôr do Sol, a prefeita pretende qualificar os moradores para que desenvolvam a culinária no local e também irá melhorar o cenário com ipês e hortênsias que serão plantados aos arredores do asfalto que liga a BR até a comunidade.

Fernandes Pinheiro conta com o Anila que é um grande ponto de referência na região e com a Pousada Virá, estes lugares recebem turistas de diversas cidades e carregam uma história marcante na região.

Cleonice presenteou Estela com o livro “Memórias de Fernandes Pinheiro”. Este livro traz as histórias dos primeiros moradores do município, que foram entrevistados e fizeram seus relatos, o título fala por si só. Por exemplo, mostra sobre o que é um faxinal, as origens das localidades, e toda a riqueza histórica daquele povo.

Texto: Cibele Bilovus