Cursos Gratuitos para o setor de Turismo: setor alimentício e de turismo religioso


Turismo em Foco Paraná é realizado pela Paraná Turismo em parceria com a Fecomércio, SENAC PR e com as IGR’s do estado.





Estão abertas as inscrições  para os cursos GRATUITOS Turismo em Foco Paraná, realizados pela Paraná Turismo em parceria com a Fecomércio, SENAC PR e com as IGR’s do estado. São cursos na área de atendimento do Turismo Religioso e para Serviços de Alimentação.

As inscrições se iniciam em 28/07 e vão até 21/08, com início das aulas em 24 de agosto. Os quatro cursos foram desenvolvidos para suprir a necessidade de nossa região, uma vez que tem a cultura religiosa e gastronômica representativa e recebe muitos turistas anualmente. São cursos entre 15 e 30 horas, com material didático e o aluno, após efetuar a inscrição, terá até 40 dias para concluir, recebendo seu certificado de conclusão pela própria plataforma.

O curso de “Aperfeiçoamento ao Atendimento do Turismo Religioso”, busca Aperfeiçoar os participantes no atendimento e na promoção do turismo religioso, contemplando as disciplinas de Realidade regional do turismo, Históricos de santuários, igrejas e templos da região, Informações locais de apoio ao turista, Técnicas de condução de grupo no atrativo, Criação de roteiros, Atitudes empreendedoras: marketing e divulgação, Defesa do Consumidor, Normas e Leis aplicadas ao turismo.

Já, o curso de “Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso”, buscará Desenvolver os participantes para atuarem no atendimento receptivo em atrativos religiosos por meio da modalidade EAD. contempla em sua grade conteúdos sobre Introdução ao turismo religioso, Legislação aplicada ao turismo religioso e desenvolvimento sustentável, Patrimônio religioso no turismo, Empreendedorismo e prestação de serviços, Receptivo local (infraestrutura de apoio ao turismo) e Saúde e segurança no trabalho.

Ao falarmos no atendimento gastronômico, entende-se que toda a cidade precisa receber bem o turista, logo, é necessário deixar uma boa impressão e ela inicia com o atendimento e manipulação dos alimentos, para isso dois cursos foram desenvolvidos.

O primeiro versa sobre “Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, que engloba contextos com intuito de atualizar os  profissionais que  realizam  a manipulação  de alimentos  nas  questões  referentes  à higiene  pessoal,  dos  alimentos  e  do  ambiente,  de  forma  que  seja  garantido  a  entrega  de  um alimento seguro, preconizado pela legislação vigente. E abarca conteúdo sobre Contaminantes alimentares, Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTA), Legislações de boas práticas nos serviços de alimentação, Tipos de áreas de manipulação e armazenamento, hábitos e cuidados higiênico sanitários, Saneamento básico, Ingredientes e matérias-primas.

E o curso de “Sustentabilidade Aplicada à Cozinha”, fala sobre a promoção e conscientização para práticas sustentáveis na cozinha, envolvendo os processos de compra, manipulação  e  entrega  do  alimento,  de  forma  que  garanta  o  aproveitamento  integral  dos alimentos e a redução de desperdícios. Falando sobre uso  de  EPIs e  Boas  práticas  na  manipulação  de alimentos, sustentabilidade, Seleção de fornecedores, Seleção e compra de alimentos, Aproveitamento integral dos alimentos, Reaproveitamento e Viabilidade econômico financeira.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site: https://www.pr.senac.br/turismoemfocoead/, com inscrições limitadas. 

Corra para garantir a sua vaga!