Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Rota da Medalha Milagrosa que liga Irati a Prudentópolis em vias de se concretizar

Na última quinta-feira, dia 19 de agosto de 2021, a equipe da ADECSUL que coordena a região turística Terra dos Pinheirais, visitou o município de Prudentópolis. A presidente da ADECSUL Estela Mara Rosa e Rozenilda Romaniw Bárbara, secretária executiva da entidade, se reuniram com a Secretária Municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim para dar sequência ao diálogo sobre a rota envolvendo os dois municípios, Irati e Prudentópolis. Em uma ocasião anterior a proposta da rota já foi apresentada aos párocos de Irati, obtendo ampla aceitação.

Em seguida se encontraram com o padre Martín Stein que é o pároco responsável pelo Santuário de Nossa Senhora das Graças e explanaram o objetivo do roteiro, trataram de diversos assuntos relacionados à Rota da Medalha Milagrosa, os lugares que farão parte dela e a proposição de que no dia 27 de novembro próximo, dia de Nossa Senhora das Graças, a rota já ocorra experimentalmente. Posteriormente a equipe, na companhia da secretária, visitou alguns destes lugares.

Na oportunidade também participou da reunião na secretaria de turismo o proprietário da agência Tópolis Turismo & Aventura, José Basílio Salomão, que é parceiro na divulgação e comercialização da Rota.

Importante ressaltar que há anos, neste dia 27 de novembro, já ocorrem eventos em comemoração a santa, tanto na Colina Nossa Senhora das Graças em Irati, onde está a imagem da santa, uma das maiores do mundo, como no Santuário em Prudentópolis, porém nunca houve um evento interligado. Com a proposta da rota, o objetivo é fazer um roteiro integrado entre os dois municípios tendo como ponto focal os dois ícones religiosos da região.

 Após vários encontros e conversações, definiu-se que os municípios de Irati e Prudentópolis irão trabalhar juntos para a realização desta rota e evento.

“Mais um passo dado para a concretização desta rota, que certamente vai alavancar mais ainda o turismo religioso em nossa região, pois este segmento é parte de nossa vocação regional, e cabe aqui também ressaltar que Prudentópolis é reconhecida como a capital da Oração. O fato ocorrido com Catarina Laboré em Paris é algo único e digno de ser reverenciado, assim como ocorre em vários locais no mundo, como por exemplo, Fátima em Portugal e Lourdes na França, entre outros que são alvo das aparições marianas e muito procurado por turistas e peregrinos de todo o mundo”. Destaca a presidente.


» Veja mais fotos