Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Equipe da ADECSUL encontra-se com o prefeito Celso Kubaski esecretários da administração do município de Imbituva.

No dia 12 de abril de 2021 a presidente da ADECSUL (Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná) Estela Mara Rosa, e a secretária executiva, Rozenilda Romaniw Bárbara foram recebidas pelo prefeito Celso Kubaski e pelo vice-prefeito e Secretário de Educação, Zaqueu Bobato, na prefeitura de Imbituva. Participaram também da reunião o secretário de Indústria e Comércio, Ronaldo dos Santos, o Secretário de Meio Ambiente, Claudiney Bastos, e o diretor de Turismo, Andre Luís de Campos Peyerl.

Na oportunidade a presidente Estela Mara Rosa esclareceu sobreo formato de organização das regiões turísticas nas estruturas do governo federal(Ministério do Turismo) e estadual (PR Turismo), sendo a ADECSUL a instituição que legalmente responde pela Instância de Governança Regional de Turismo da região turística Terra dos Pinheirais, região esta que compreende atualmente onze municípios, sendo eles: Imbituva, Irati, Inácio Martins, Guamiranga, Fernandes Pinheiro, Mallet, Prudentópolis, Rio Azul, Rebouças, Teixeira Soares e Guarapuava.

Também comentou sobre a estrutura da ADECSUL e o seu objetivo que é dar todo o suporte que o município precisar para a organização do turismo, uma vez que, Imbituva possui um território com características naturais e econômicas que qualificam o município para atuar no turismo, seja no turismo de negócios, rural e religioso.

Rozenilda pontou sobre as ações que já vem ocorrendo na região em relação ao turismo rural, como os cursos em parceria com o SENAR e os impactos positivos já sentidos nos municípios decorrentes desta iniciativa. E também em relação ao turismo religioso, ao qual está sendo estruturado um roteiro regional.

Na ocasião foram entregues material gráfico da região e repassadas informações sobre a ‘Regionalização do Turismo’, que se trata de um programa estruturante do Ministério do Turismo e informações também sobre o Mapa do Turismo brasileiro, sendo este um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, onde define-se a área, ou o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

O prefeito Celso Kubaski e os secretários elencaram alguns pontos importantes a serem evidenciados no município de Imbituva, incluindo sua história, cultura e suas potencialidades ainda adormecidas no campo do turismo.

Importante lembrar que neste 03 de maio de 2020, Imbituva comemorou 150 anos! Infelizmente em função da pandemia não pode ocorrer uma comemoração a altura desta data tão importante e significativa.

Após a reunião algumas ações já foram definidas com o diretor da pasta de turismo André Luís e empresas de Imbituva vão participar do curso de “Qualidade no Atendimento ao Turista”, proposta da parceria entre aADECSUL e o SENAC, que se estendeu por toda a região da Terra dos Pinheirais, envolvendo o SENAC de Irati, Prudentópolis e Guarapuava.

“O município de Imbituva vem somar com a Região Turística Terra dos Pinheirais, é uma honra tê-lo conosco e fundamental para o sucesso do propósito da organização da atividade turística regional. Como turismóloga formada em 2006 pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste) aprendi que o turismo envolvia e impactava diretamente 52 segmentos da economia, porém pesquisas recentes, como a da Dra. Mariana Aldrigui (set/2018), reportam que o número de setores impactados na economia são da ordem de 571, número bem superior ao anterior, pois não havia um estudo mais aprofundado. Ou seja, o impacto econômico de um turismo sustentável é significativo para o município.” Estela Mara Rosa.

Texto: Cibele Bilovus e Estela Mara Rosa

Foto: Rozenilda Romaniw Bárbara