Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Festival das Cataratas: resumo da participação da Terra dos Pinheirais

A 16º edição do FIT – Festival Internacional das Cataratas, ocorrido nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, teve a presença de cerca de 5 mil pessoas. A programação foi ampla com destaque para a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que se concentrou no Centro de Convenções do Hotel Rafain, nos dias 2 e 3 até às 18h, e contou com a presença de expositores nacionais e internacionais.

A região turística Terra dos Pinheirais foi muito bem representada pela equipe da ADECSUL, liderada pela presidente Estela Mara Rosa. Contou com a presença de empresários, secretários e coordenadores de turismo da região, e ainda do prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite.

Todos se concentraram no estande da Terra dos Pinheirais, que contou com a ilustre visita do vice-governador do Paraná Darci Piana e do secretário de Desenvolvimento Sustentável Marcio Nunes. Assim como também do presidente da PR Turismo João Jacob Mehl, Isabella Tioqueta, Priscila Cazarin, Vera Lucia Mezza, também da PR Turismo. Ficaram expostos folders, flyers com enfoque nos atrativos, equipamentos e pontos turísticos da região. A imagem do estande foi definida pela IGR onde evidenciou os principais atrativos da região, como o Monumento Salto São João e o Turismo Religioso com algumas igrejas da região.

O vice presidente da ADECSUL Marcio de Siqueira e sua esposa Érica trajaram-se com roupas típicas da etnia suábia e ucraniana, fato este que deu um toque lúdico para embelezar o evento repleto de cultura e história. Fica o agradecimento ao Vilson do Grupo Folclórico Ucraniano Vesselka de Irati pelo empréstimo do traje.

Os empresários que foram junto com a equipe da Terra dos Pinheirais tiveram a oportunidade de participar da Rodada de Negócios que aconteceu durante o festival.

A reunião do Grupo de Trabalho(GT) de Turismo Religioso aconteceu na manhã do dia 1º de dezembro, desde às8h30, após uma breve pauta informal no centro de Convenções onde foram relembrados os projetos e rotas religiosas que estão tendo todo o apoio do GT, a equipe visitou a Mesquita e o Templo Budista. Na Mesquita foram recebidos pelo Sheik que explanou sobre a religião muçulmana. Importante salientar que oGT de Turismo religioso tem uma proposta interreligiosa e engloba todas as religiões.

No dia 1º/12 as 14hs ocorreu a reunião das Instanciais de Governança do Paraná, após uma explanação das ações da PR Turismo em prol do turismo e das IGRs, foi feito uma dinâmica de grupo com todos os presentes.

No dia 2 de dezembro, foi realizada a reunião do Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR). A 89ª reunião foi marcada pela retomada do turismo após quase dois anos com impactos no setor pela pandemia da Covid-19. Diversas personalidades as quais representam instituições que assumiram um compromisso com o desenvolvimento do turismo no Estado, com ações previstas para os próximos anos, receberam o selo “Embaixadores Paraná Turístico 2026”. O selo chancela e resgata o compromisso de contribuição de cada instituição do Conselho Paranaense de Turismo para que o Paraná seja de fato um destino inteligente e integrado.

Entre os homenageados está o presidente do CEPATUR e secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. De acordo com ele, o turismo paranaense, assim como em todo o mundo, passou por um ano de reinvenções e com novas formas de se trabalhar. Todas as instituições chanceladas com o selo “Embaixadores Paraná Turístico 2026”,assumem para si o compromisso com a transformação do turismo no Paraná. Eles devem colaborar com a disseminação das propostas do Plano de Desenvolvimento do Turismo Paraná Turístico 2026 e com sua efetivação. Os Embaixadores podem utilizar o selo na comunicação de sua instituição, site, materiais gráficos, digitais e outros.

A presidente Estela Mara Rosa também recebeu o selo de Embaixadora do Turismo, o selo foi entregue pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável Marcio Nunes e pelo Assessor da Presidência da Fecomércio e vice presidente do CEPATUR, Geovanni Bagatini.

Após a reunião do CEPATUR, no dia2/12, houve uma reunião informal com o Bruno da Invest Paraná, coordenador do projeto “Ponto Paraná”, juntamente com a secretária de Turismo de Guarapuava Katriane Milla, pois há a previsão para instalação deste projeto pioneiro no país e no Paraná no município de Guarapuava.

Dia 03/12 também a presidente da ADECSUL participou de um Podcast com a Coordenadora do FIT Elaine da Luz, falando dos projetos da ADECSUL, sobreo turismo regional e também sobre a participação na Arena de Negócios do FIT Cataratas ocorrida em 30 de novembro de forma virtual (oportunidade onde seis empresários da região se fizeram presentes apresentando seus empreendimentos, e uma apresentação da região turística Terra dos Pinheirais, pela presidente).

No dia 03/12 durante ainda durante a Feira de Turismo foram entregues duas cestas de produtos da região pelo prefeito do município de Guamiranga, Marcelo Leite, ao secretário de Turismo de Foz de Iguaçu Paulo Angeli e a Coordenadora de Destinos Inteligentes do Ministério do Turismo, Bárbara Rangel.

O Prof. Jacó Gimenes, ex-presidente da PR turismo e ex presidente da IGR Corredor das Águas (Maringá e região) presenteou a todos com seu livro sobre o turismo no Estado do Paraná.

Destacamos a presença dos coordenadores e empreendedores:

Marcelo Leite – Prefeito de Guamiranga

Augusto Agnelo Pontarolo –Secretário de Planejamento de Guamiranga

André Luís Peyerl – Secretário de turismo de Imbituva

Marcio de Sequeira – ASTURG -Guarapuava

Hotel Dorizzon – Rafael

Pousada Inácio de Loyola – Maria Cristina Mazza

Cristiano Swarecz – Guia de Prudentópolis

Luiz Gonzaga Scortecci –Instituto Santos Dumont

Exposição de material gráfico de empreendimentos de Irati, Teixeira Soares, Prudentópolis, Mallet e Guarapuava.

“A participação da Mostra das Regiões no FIT Cataratas foi importante para toda a região, certamente uma grande oportunidade de empresários fazerem negócios nas rodadas de negócios, junto as Operadoras de turismo e até com os empreendedores de outras IGRs (Instâncias de Governanças). Literalmente sentimos a retomada nos eventos de turismo. Fiquei surpresa com a boa adesão dos coordenadores e empresários da região. Destaco a conversa com o secretário Marcio Nunes sobre o apoio as IGRs e com o vice-governador Darci Piana sobre o apoio da Fecomércio ao turismo religioso da região com a Rota da Medalha Milagrosa. Sempre contando como apoio da PR Turismo, lembro que em abril de 2022, precisamente dias 29 e 30 teremos a Expo Paraná em Curitiba, onde há muitos anos ocorre a “Mostra das Regiões Turísticas”, outra grande oportunidade para mostrar nossas rotas e empreendimentos da região Terra dos Pinheirais.” pontua a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa.