Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná conhece a Rota da Medalha Milagrosa na Terra dos Pinheirais

 Na quarta-feira, dia 1º de setembro de 2021, o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Estado composto por, Alessandra de P. Xavier(Paraná Turismo), Giovanni Diogo Bocatini e Waldirene Meneguetti (FECOMERCIO -PR), Aurélio Augusto Zortéa (SESC - PR), Pedro Kempe (ABAV – PR), Eliseu Rocha(Governo do Estado e Coordenador do GT) e Francisco Ap. Izidoro (Secretário de Turismo da Prefeitura de Lunardelli), foram recebidos na prefeitura de Irati pela prefeita em exercício Ieda Waydzik e pela presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa. Ainda presentes o presidente da Associação Comercial de Irati (ACIAI) e presidente da CACESUL (Coodenadoria das Associações Comerciais do Centro Sul do PR), Elias Mansur, Patrícia Bermudes (Gerente do SENAC), Vanessa Alberton, (Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Irati) João Antônio Almeida (Secretário de Planejamento), Oscar Muchau (Diretor da Aciai), e a turismóloga Rhuana Biscotto e a secretária executiva Rozenilda Romaniw (ambas da ADECSUL). Nesta oportunidade os componentes do GT se apresentaram, e posteriormente a Rota da Medalha Milagrosa foi apresentada a todos pela presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa.

Na sequência houve visitação aos locais que compõem a rota, onde Rozenilda Romaniw discorreu sobre o histórico dos locais visitados. Foram elencados seis pontos em Irati e seis em Prudentópolis. O primeiro local a ser visitado foi a paróquia Imaculado Coração de Maria, onde foram recebidos pelo padre Dionísio Mazur, que muito gentilmente mostrou a igreja e explicou detalhes sobre o rito ucraniano; em seguida o grupo foi até a paróquia São Miguel, passando pelo Monumento a Bíblia, após foram até a igreja Nossa Senhora da Luz; em todas as igrejas foram apresentadas a história da construção, e detalhes interessantes que já fazem parte da devoção dos iratienses, pela Rozenilda.

Após a visitação as três igrejas o grupo seguiu para a Casada Cultura de Irati, que foi restaurada recentemente, onde foram calorosamente recepcionados pelo secretário de Cultura Alfredo Van der Neut que deu as boas vindas, e explanou sobre a história daquele local e também pelo historiador José Maria Grácia Araújo, (vice-presidente da ADECSUL) que mostrou a exposição histórica dos quadros do Primo Araújo, além de relembrar o personagem icônico do município ao qual se apresenta nas escolas, Nhô Pacífico. Como já estava programado e conforme consta na rota, a visita foi finalizada na Colina Nossa Senhora das Graças onde a presidente explanou sobre o objetivo da Rota da Medalha Milagrosa. O grupo conheceu a loja da Santa e adquiriram produtos locais; Ainda antes de seguirem a Prudentópolis, a presidente os levou para conhecer o Parque Aquático de Irati.

O grupo pernoitou em Prudentópolis e na manhã seguinte, dia02 de setembro as 8h, deram sequência a Rota da Medalha Milagrosa, além da presidente Estela Mara Rosa e da secretária executiva Rozenilda Romaniw, da ADECSUL, acompanhou também o grupo a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim, a secretaria de Cultura Nadir Vozivoda e Oksana Jadvizak, da secretaria de turismo.

O primeiro ponto de visitação foi o Santuário de Nossa Senhora das Graças, onde foram muito bem recebidos pelo Prade Martín, que explanou longamente sobre a igreja e entregou medalhinhas para todos; em seguida foram até a igreja São Josafat recebidos pelo padre Dionísio Horbus, que detalhadamente explanou sobre a igreja e os seus ícones.

“Ficamos surpresos pela grande receptividade dos padres das duas igrejas em Prudentópolis, percebemos que eles já inseriram o turismo e a recepção aos turistas como parte de seu dia a dia, algo que fazem com muita atenção e dedicação.” Comenta a presidente Estela Mara Rosa.

Após se deslocaram ao colégio Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, que está situado ao lado da Igreja São Josafat, onde há um local para a veneração a Santa Marina e conheceram a sua linda história; depois foram até o Museu do Milênio onde se encontraram com a curadora do Museu do Milênio, dona Meroslava Krevei e a Claudia, guia que conduziu a todos guiando pelo museu;

Visitamos também o Museu das Irmãs Servas da Misericórdia, onde a Irmã Cecília Heuko mostrou todo o rico acervo deste museu, que conta a história dos primeiros ucranianos que chegaram a região, o que nos proporcionou uma verdadeira incursão na cultura ucraniana. As visitas finalizaram na Casa da Memória da Irmã Anatólia, onde Irmã Maurícia discorreu sobre a belíssima história de auxílio aos necessitados por esta Irmã. Nos acompanhou também a querida Irmã Celina Sloboda.

As 14h ocorreu a reunião mensal do GT de Turismo Religioso na Câmara de Vereadores de Prudentópolis, contando com a presença do vice prefeito Evaldo Hofmann Jr.

Oportunidade esta onde foi apresentado oficialmente a Rotada Medalha Milagrosa a todos do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso ne a todos os convidados presentes.

“Percorremos os seis pontos sugeridos na rota em Irati e posteriormente em Prudentópolis e isto tem um grande significado.

A proposta desta rota é oferecer um roteiro turístico no segmento do turismo religioso onde a fé, a devoção e a vivência no histórico acontecimento de uma aparição mariana ocorrida em Paris em 1830, seja o foco, e não apenas a visitação a monumentos.

Penso que cabe comentar que meu TCC no curso de turismo em2005 pela Unicentro, foi com foco na imagem de Nossa Senhora das Graças de  Irati, tendo como pano de fundo o turismo religioso e todas as movimentações ao redor do mundo, onde ocorreram aparições marianas, como Fátima (Portugal),Lourdes (França) e até mesmo a Capela da Medalha Milagrosa em Paris, e seus impactos para o bem estar e no devocional das pessoas, que as buscam.

O nome da rota é um chamado a conhecer um fato histórico, que movimenta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo assim, Irati que possui uma das maiores imagens de Nossa Senhora das Graças do mundo não poderia deixar de fazer parte deste circuito mundial e oferecer esta opção de turismo ede devoção, assim como o belíssimo Santuário em Prudentópolis.

Fica aqui o singelo convite a Vc peregrino, turista, viajante, buscador, percorrer esta sagrada Rota, aqui na Região Turística Terrados Pinheirais, tão plena de maravilhosos outros atrativos e assim conectar-se ao Sagrado e a Maria, como que resgatando todas as Suas inúmeras e extraordinárias manifestações, milagres e aparições espalhadas mundo afora”, comenta a presidente Estela Mara Rosa.

» Veja mais fotos