Horário de Funcionamento
das 13:00 às 19:00
Rua Moisés de Oliveira, 210
Rio Bonito - Irati, PR
(42) 3423-3327

Terra dos Pinheirais presente no 24º Salão do Turismo

As potencialidades turísticas dos municípios da região Centro Sul foram expostas no final de abril, entre os dias 26 e 28, durante o 24° Salão de Turismo Paranaense e a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que ocorreu em Curitiba.

“O Salão de Turismo é um evento consagrado no trade do turismo, eu participo do Salão faz 18 anos pela IVT Turismo. Com o avanço da organização da regionalização do turismo paranaense a Paraná Turismo teve a idéia de concomitantemente ao Salão apresentar uma Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, oportunizando assim que todas as regiões dessem destaque ao que tinham de melhor, de mais convidativo no âmbito do turismo, seja com algum produto turístico, cultural ou ainda com a gastronomia típica que também é apresentada neste evento.

A Mostra conta com a participação de todos os municípios que fazem parte do Mapa Turístico da nossa região”, conta a empresária e turismóloga Estela Mara Rosa, que é presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná, Adecsul e Coordenadora da Governança de Turismo Regional.

Estela também destaca a reunião que aconteceu com todas as instâncias de Governanças do Paraná um dia antes do início do evento. “Nesse encontro a Adecsul apresentou a Terra dos Pinheirais, assim como as outras 13 Instâncias de Governança Regional do Paraná apresentaram suas regiões, evidenciando suas ações, conquistas e desafios para a Paraná Turismo e posteriormente também para o CEPATUR ( Conselho Paranaense de Turismo) o que foi um marco para as Instâncias de Governança. A Adecsul iniciou as suas atividades em fevereiro de 2000 é uma das IGRs pioneiras no Paraná”, destaca.

Divisão do Paraná

O Paraná está dividido em quatorze regiões turísticas, essas regiões recebem o turista com diferentes atrativos como beleza natural, turismo religioso e gastronomia. São elas: Campos Gerais; Corredores de Águas; Terra dos Pinheirais; Vales do Iguaçu; Cataratas do Iguaçu; Eco Aventuras; Lagos e Colinas; Norte do Paraná;Vale do Ivaí; Entre Matas, Morros e Rios; Litoral do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste e Rotas do Pinhão. Cada uma destas regiões têm uma instituição responsável pela governança regional, no caso da Terra dos Pinheirais é a ADECSUL .

Investimento em turismo

Estela Mara Rosa comenta que o processo de regionalização iniciado em 2004 foi fundamental para alavancar a cadeia do turismo. “São 399 municípios no Paraná e destes, 283 estão no Mapa do Turismo de 2017, mas não são os 283 municípios que possuem apelo turístico, a organização do Mapa do Turismo vê não só os municípios onde estão os atrativos turísticos, mas também municípios no entorno, que contribuem com a hotelaria, o artesanato e outros serviços, eles servem de estrutura para turista, sendo assim catalogado como de interesse turístico”, explica.

A lista dos municípios de interesse turístico é revista a cada dois anos pelo Ministério do Turismo e, segundo Estela, “Isso é importante pelo fato de ser parte da avaliação do MTur para liberação de recursos. Por exemplo, o prefeito solicita um recurso para o município para investimento em um local de interesse turístico ou uma festa de interesse regional, o que o Ministério do Turismo faz? Ele vai verificar se esse município é participante da IGR da sua região, vai conferir os relatórios que são enviados pela instância de Governança, e a categorização desse município”, diz.

Estela destaca que através dessa categorização é possível otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. “A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente os municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Outra questão importante são os estabelecimentos como hotelaria, agências de turismo, transportes turísticos terem o CADASTUR, que é o cadastro no Ministério do Turismo, caso contrário ele não existe para o MTur e o município perde na classificação da categoria. Temos diversos casos na região onde orientamos estes empresários sobre a importância de fazer o Cadastur, que hoje é ‘on line’ e gratuito ”. explica.
 
Região 

Dos vinte municípios que fazem parte da Adecsul quinze constam do Mapa do Turismo. “Nós tínhamos 10 e em 2017 subimos para 15 municípios, em 2019 este número será revisto, uns podem entrar, outros saírem a depender de sua expressão e participação regional. Esta é a função da Instância de Governança Regional”, diz Estela. 

Os 15 municípios participantes são: Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Mallet, Paulo Frontin, Bituruna, Porto Vitória, General Carneiro, Inácio Martins, São Mateus do Sul e União da Vitória.
Para manter um elo entre os municípios da região, a Adecsul realiza frequentemente reuniões para troca de informações entre seus associados e participantes, assim como informar aos secretários de turismo, colaboradores e o trade, além dos prefeitos sobre as leis relacionadas ao turismo, as portarias estaduais e orientações diversas advindas da Paraná Turismo e do Ministério do Turismo.

No dia 13 de abril a reunião foi no município de Bituruna com todos os secretários e prefeitos da região da Amsulpar.

Outras ações

No Salão de Turismo deste ano foi lançado o Calendário Gastronômico Regional, que apresenta a gastronomia e os pratos típicos de cada região. Outro grande feito deste ano foi o lançamento do Mapa Turístico Rodoviário no salão de Turismo, elaborado todo ano pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), onde no verso constam os atrativos das 14 Regiões Turísticas do Paraná, com o descritivo de cada região e os endereços eletrônicos.

A Adecsul hoje tem sua sede em Irati e está buscando a condição de utilidade pública em todos os municípios. Estela ressalta ainda que todas estas ações tem a dedicação incansável da Coordenadora Estadual do Turismo Deise Bezerra ao longo de todos estes anos e o protagonismo do Prof. Jacó Gimennes, hoje presidente da Paraná Turismo. Prof. Jacó esteve a frente de uma IGR (Maringá e região) por mais de dez anos e que pelo seu conhecimento de causa na área e experiência tem feito uma excelente gestão. 

Fica o convite, conheça sua região, visite o site, nossa página no Facebook, no Instagram com os atrativos da Terra dos Pinheirais. 

Facebook: terra do pinheirais – viva o sul do paraná
Instagram: terradospinheirais