"O curso técnico Guia de Turismo em Guarapuava, realizado pelo Núcleo Regional de Educação do Governo Estadual, promoveu uma palestra e convidou o presidente da ADECSUL (Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul) e presidente do IPTG (Instituto de Promoção Turística de Guarapuava), Marcio de Sequeira, para apresentar estudos e levantamentos sobre o potencial turístico de Guarapuava e da Região Terra dos Pinheirais.
Marcio explanou de forma geral sobre as riquezas culturais, naturais e do trabalho humano, que têm apelo turístico e que devem ser exploradas de forma sustentável, resgatando patrimônios esquecidos, valorizando e inovando continuamente. Mostrou de forma resumida, ações já executadas dentro do Plano Operacional Turístico da Terra dos Pinheirais e também do Instituto de Promoção Turística.
Também mostrou alguns projetos para os próximos anos. Destacou a importância da Inteligência Turística no mundo atual, quando os empreendedores e poder público devem ficar atentos para as novas formas de comunicação digital que possuem alcance mundial e de custos reduzidos, muitas vezes sem qualquer ônus financeiro. Assim, a divulgação dos destinos turísticos cada vez usa menos material impresso (que desatualiza!) e através de programas digitais, pode alcançar uma amplitude muito maior, inimaginável há vinte anos. E somando boas doses de criatividade e inovação, é possível usar instrumentos digitais prontos como plataformas, redes sociais e outras ferramentas de tecnologia digital. O mundo está cada vez menor, as informações chegam com maior velocidade e o turismo pode se beneficiar disso também.
O projeto Griô foi apresentando e como surgiu a iniciativa na cidade de Irati através do historiador José Maria Gracia Araújo, o nosso querido Zeca Araújo, que interpreta Nhô Pacífico nas escolas do município e espaços públicos abertos.
E o projeto das figurinhas falantes colecionáveis com personagens históricos de cada cidade na versão infantil, já iniciada em Guarapuava com "A Turma do Viscondinho", projeto derivado e que agregará valor ao projeto Griô e ser divulgado mundo afora via Internet, não apenas para o público infantil, mas para todos que apreciam história, cultura, religião, natureza, produção humana no campo e nas indústrias.
Os alunos manifestaram desejo de criar uma associação local de guias e assim poderem trabalhar integrados ao IPTG, cooperando naquilo que estiver ao alcance de cada parte. Desta forma, somando esforços de mais atores locais e regionais, o turismo consegue se desenvolver e se fortalecer."
Texto: Márcio de Sequeira
Foto: Dan Jesus