No dia 29 de agosto, a presidente Estela Mara Rosa dissertou sobre a governança regional e os projetos de turismo na Terra dos Pinheirais, para uma comitiva de professoras da Alemanha.
Acompanhadas dos professsores Dr. Ronaldo Ferreira Maganhotto (DETUR) e Afonso Figueiredo Filho (DEF) da Unicentro campus Irati, tivemos um encontro muito produtivo e cheio de oportunidades e ideias envolvendo principalmente, questões sobre Meio Ambiente e Gastronomia.
Anja Hoh é Engenheira Florestal e gerente técnica do Projeto NAWAS - Promoção e desenvolvimento da pesquisa bilateral sobre o uso sustentável das florestas no sul do Brasil (“Förderung und Weiterentwicklung bilateraler Forschung zur Nachhaltigen Waldnutzung in Südbrasilien“ NAWAS). O projeto NAWAS é uma parceria entre o curso de Engenharia Florestal da Unicentro e a Faculdade HFR.
Ela também trabalha no escritório de relações internacionais da Faculdade de Ciências Florestais de Rottenburg (HFR).
A Mônica Apollonia Bachinger é professora na HFR, e tem formação principal em Economia, Doutorado em Desenvolvimento Rural, Especialização em Empresas Rurais e turismo rural, além de ser pesquisadora do projeto NAWAS.
A engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Ciências Florestais, Karina Henkel Proceke de Deus, é gerente técnica do Projeto NAWAS pelo lado brasileiro, e também Engenheira Florestal no Projeto de extensão da UNICENTRO, "Projeto Imbituvão" que trabalha com Manejo Florestal Sustentável, Recuperação, Uso e Conservação de Fragmentos de Floresta Ombrófila Mista em propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná.
Na ocasião, todos os professores foram agraciados com lembranças especiais de Irati: geleia caseira da Feira do Produtor Iratiense, pimenta e sabonete natural feitos à base de polpa de guabiroba.Esses produtos de guabiroba merecem especial atenção, pois são feitos no Pinho de Baixo, em Irati, por meio de projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati.
Uma equipe formada por representantes da Embrapa Florestas, empresa Heide, Fundação Cargil e Pousada Inácio de Loyola (aonde é disponibilizada a cozinha industrial para a realização das etapas do despolpe e dos cursos e treinamentos) está pesquisando a produção e a comercialização da fruta.