Evento conta com palestras, painéis, mesas redondas e até mesmo viagens técnicas e reúne todos os players deste segmento de turismo especializado
Ocorreu 18 e 19 de outubro, o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Curitiba. Com boa resposta do seu público, o Fórum reuniu cerca de 200 profissionais envolvidos com o setor, entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens, representantes de instituições religiosas diversas (católica, evangélica, messiânica, islamismo, afro, indígenas, judaísmo, budismo e federação espírita), entre outros. O evento é uma ação idealizada pela Comissão Estadual de Turismo Religioso, a Pastoral do Turismo da CNBB, Assintec, Fecomércio Paraná, Paraná Turismo e Cepatur, contando com o apoio de Sebrae Paraná, ABAV-PR, Curitiba Conventions & Visitors Bureau e ABEOC Brasil PR.
O evento ganha força por acontecer em 2018, considerado o ano do turismo religioso no Paraná. No Estado, o setor representa 25% dos atrativos neste segmento, com santuários, rotas e ícones. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática.
Entre os objetivos do Fórum estão: contribuir para qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual. Segundo o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, “o evento tem o intuito de congregar os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”.
O Fórum aconteceu na sede do Sebrae Paraná, no dia 18, às 08h00, com um café de boas-vindas. A solenidade de abertura começa às 09h00, com um momento inter religioso que vai congregar representantes de nove matrizes religiosas. Na sequência, o coordenador da Comissão do ano Estadual do Turismo Religioso e sócio da Domus Viagens, Pedro Kempe, e o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, farão o lançamento dos 50 anos de Arte Sacra, junto com Dirceu Rosa.
À tarde, começam os painéis: às 13h30, “O processo de estruturação de destinos e produtos no Turismo Religioso”, com Vilma de Oliveira (Cultivar Turismo – Maringá), Marlene Novaes (professora doutora em Turismo e Hotelaria), Bibiana Antoniacomi (Special Turismo) e Cleverson Pinheiro (Pinheiro Receptivo). Às 14h20, “Aprendendo com quem faz”, sob mediação de Deise Bezerra (Diretora técnica da Paraná Turismo), com Irmã Ana Tomelin (Santuário Madre Paulina, de Nova Trento), Sálvio Tonini (secretário de Turismo de Nova Trento), Padre José Adelson Ramos e Antônio Américo (diretor secretário da Festa de Nazaré). Às 16h40, ocorre o painel “Iniciativas Pró-Turismo Religioso”, sob mediação de Patrícia Albanez (consultora de negócios e coordenadora de Turismo do Sebrae Paraná), com Marcelo Lubas , da Nativa do Brasil Engenharia), sobre o concurso paranaense de artesanato turístico, Hardy Guedes (assessor cultural da Paraná Turismo), sobre a construção e oportunidades São João Maria, João Gilberto (Romaria Aparecida) e Eli Araújo (Guia Romaria Brasil) e Gustavo Toigo (vereador), sobre o caminho Padre João Schiavo.
Na sexta-feira, dia 19, o evento começa às 8h15. Após o café de boas vindas, Eduardo Filho faz uma mensagem de paz com cantos católicos. O primeiro painel acontece às 8h50, com mais uma rodada de cases de sucesso, sob mediação de Rodrigo Rosalem (diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR), com Francisco Aparecido Izidoro (secretário de Turismo de Lunardelli), Cristiane Rossetim (secretária de Turismo de Prudentópolis), Karin Willis (professora da prefeitura municipal de Curitiba, sobre as Trilhas do Sagrado), Adegmar José da Silva (assessor de políticas de igualdade racial da prefeitura de Curitiba, sobre a Festa do Rosário), Ruben Moyano (coordenador da Rota da Fé) e Padre Celso Miquelo (coordenador da Rota do Rosário). Às 11h30, acontece o último painel “Promoção e Comercialização do Turismo Religioso”, com Fábio Skraba (presidente da ABEOC-PR), para falar sobre estratégia de eventos e promoção; Pedro Kempe (sócio da Domus Viagens Operadora de Turismo), que vai explanar sobre a formatação de roteiros turísticos; e Bernardo (Andes Tur), que vai falar sobre a operação em eventos, uma experiência de fé.