Mallet comemorou no dia 09 de julho o Festival Ivana Kupala, evento que remete a tradição pagã antiga de devoção e adoração a este ser mítico que abençoava com fertilidade terras e jovens e casais, mediante o uso de queima simbólica da fogueira, danças típicas e praça de alimentação.
O evento foi organizado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Spomen, o pátio da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, sendo iniciada por celebração litúrgica e seguida pelo acendimento da fogueira, iniciando as festividades.
o evento contou com representações simbólicas que remetem a cultura e tradição pagã, com a “tenda da cigana”, “casa da velha bruxa”, jogos e apresentações folclóricas variadas, contendo como elementos essenciais para o ritual: a água (que representa o feminino) e o fogo (para simbolizar o masculino). No Brasil, a festa foi adaptada para os festejos de nascimento de São João Batista, no dia 24 de junho de cada ano.
“A palavra Kupalo vem do verbo kupaty, que é traduzido como “lavar alguma coisa” ou “tomar banho”. Na religião antiga, acreditava-se que, neste dia, o deus do sol supostamente tomava banho, imergindo nas águas ao horizonte, o que saturava a água com o seu poder. Assim, todos os que tomassem banho neste dia absorveriam alguma força especial.”(1)