Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

ADECSUL e PR Turismo atualizam Planejamento Estratégico da Região Turística Terra dos Pinheirais

Na tarde do dia27 de outubro de 2021, a Paraná Turismo e a ADECSUL – Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná – realizaram uma oficina para revisão do Planejamento Estratégico da Região Turística Terrados Pinheirais, na sede da Amcespar em Irati. A ideia central da oficina foi proporcionar reflexões nos agentes envolvidos no turismo para transformar o Paraná em um destino turístico forte, sustentável e inteligente, como preconiza o Master Plan Paraná Turístico 2016 – 2026 lançado em 2016 ano do centenário do turismo no Paraná. O Grupo Gestor do Paraná Turístico 2016 -2026 está atualizando os Planos Estratégicos Operacionais das 15 regiões turísticas do Paraná.  O artesanato de Irati teve destaque na ocasião.

Da parte da Paraná Turismo comandaram a reunião a turismóloga e assessora técnica Priscila Cazarin Braga, a assessora Wanessa da equipe da Regionalização e Felipe Lazoski, que também coordena o Grupo de Trabalho de Eco-Turismo estadual.

A presidente da entidade Estela Mara Rosa, deu a boa vindas a todos e em seguida o secretário de Cultura de Irati Alfredo Van der Neut, após dar as boas vindas a todos, falou da importância do turismo, da cultura e dos pontos turísticos de Irati, enaltecendo a Imagem de Nossa Senhora das Graças, a primeira maior do mundo. Posteriormente Priscilla explanou sobre o objetivo do encontro. Com a palavra também a secretária de Turismo e Cultura de Guarapuava, a secretária de Prudentópolis e a secretária de Mallet Margarete Grden.

Dra. Franciani fez uma ótima intervenção para falar sobre a importância do artesanato, e do movimento a qual ela e a Vanessa, presidente do COMTUR, estão a frente para a organização do setor de artesanato em Irati, e também Roseli Sauerbier da Associação dos Artesãos.

Após exposição sobre a região e ótimos e acalorados debates em relação ao posicionamento da região e seus números na esfera estadual, foram formados dois grupos para avaliação dos planos anteriores da Adecsul para a Terra dos Pinheirais e verificou-se que 90% dos propósitos foram alcançados, sendo que definiu-se por dar sequência na maioria das ações.

O resultado das discussões com pautas específicas nos grupos foram apresentados por Cristiane Boiko Rossetim e por Rozenilda Romaniw Bárbara.  Boas reflexões também vieram do arquiteto Luiz Gonzaga sobre a atuação regional da entidade e dos municípios.

Destacamos que a Adecsul em 2020 elaborou o novo Planejamento Estratégico Regional 2021/2023,dando enfoque as ações que devem ser contempladas neste período, incluindo outros planos como o de Marketing, o de Comunicação, um específico para o turismo rural, e o de Retomada do Turismo, para o processo de qualificação das Instâncias de Governança Regional.

A presidente enfatizou que a entidade que coordena o turismo regional, a ADECSUL,  tem ocupado muito do seu tempo na atividade meio, ou seja, na elaboração de planos e revisão destes. Reconhece que são importantes para nortear os passos da entidade, mas que a proposta da ADECSUL doravante é focar na atividade fim, ou seja, mostrar a região e seus atrativos e roteiros turísticos em todo o território estadual e nacional, como já vem ocorrendo nas diversas lives e intervenções que a presidente tem realizado. Em início de setembro houve a iniciativa de lançamento de um roteiro do turismo religioso, Rota da Medalha Milagrosa, integrando os municípios de Irati e Prudentópolis, já conhecido como a Capital da Oração.

“Tenho levado o nome da região turística Terra dos Pinheirais a diversos lugares através de participações em lives em todo o Brasil e até presencialmente, esta é a função de uma IGR – Instância de Governança Regional de Turismo, mostrar o que sua região tem, para atrair turistas e conhecer sua cultura e peculiaridades específicas desta região.” Ressalta a presidente Estela.

Coordenadores e secretários municipais da região estiveram presentes. O secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van Der Neut deu as boas vindas a todos. A presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa agradeceu a presença e participação efetiva na construção conjunta dos objetivos regionais. Presentes a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila; a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim; a secretária de Cultura e Turismo de Mallet, Margarete Grden; a coordenadorabde turismo de Fernandes Pinheiro, Jessica do Carmo Fiatcoski; a, presidente do Comtur de Irati, Vanessa Alberton; a Dra. Franciani Mulina da Faculdade São Vicente; a turismóloga Samanta dos Santos da prefeitura de Irati; Rozenilda Romaniw, da prefeitura de Irati e secretária executiva da Adecsul; José Maria Grácia Araújo, artista plástico e historiador, pela secretaria de Cultura deIrati; Marcio de Sequeira e Alvaro Grummt Filho da ASTURG – Associação de Turismo de Guarapuava; Maria Cristina Mazza, diretora de projetos da Adecsul e proprietária da Pousada Inácio de Loyola; Vanderlei Kawa, secretário da Amcespar; Luiz Gonzaga Scortecci pelo ISAORG – Instituto Santos Dumont; Oksana Jadvizak, secretaria de turismo de Prudentópolis; Ana Lígia Sena da secretaria de Comunicação de Guarapuava; Roseli Sauerbier e Bruno Visinoni representando a Associação de Artesanato de Irati e outros muitos outros importantes atores e amigos que juntos contribuem para o fortalecimento da região turística Terrados Pinheirais.


» Veja mais fotos