Horário de Funcionamento
das 09:00 às 17:00
Travessa Frei Jaime, 40 - 1º Andar
Centro - Irati, PR

Maibaum, a festa da Árvore de Maio em Guarapuava

O evento celebra o início da primavera na  Europa. Para manter a tradição, os suábios continuam adotando  a  mesma data,  apesar  de ser início do outono no Brasil. A chegada da  primavera é  o  início da  estação  que permite  o  plantio depois  do  rigoroso inverno  europeu, época das flores.

Os preparativos já começam dias antes, quando uma  árvore,geralmente um eucalipto,  é  selecionada, derrubada,   removem completamentea casca, depois é devidamente  limpa  e alisada.  Enquanto os homens  mais velhos  transportam  o pesado  tronco,  arrastando-o com  tratores  até o  local  onde será  erguida  (geralmente na  praça  ou  num  ponto  central da  aldeia),  os rapazes  se  incumbem de  cortar  um pequeno  pinheiro  exótico (símbolo da fertilidade), que  será preso  à  ponta superior  do  tronco e  colher  ramos de  pinheiros  europeus  para  confeccionar  as coroas (guirlandas). As mulheres mais velhas ensinam e coordenam as  moças mais  jovens,  que confeccionam  as  coroas.

No dia 30 de abril à noite, os moradores  erguem o tronco  liso de  eucalipto  com mais  de  vinte metros  de  altura, deixando bem aprumado, adornado na  ponta  pelo pequeno  pinheiro  fixado por  parafusos  e abaixo  deste,  duas coroas  (a  menor acima  da  maior) construídas  com  barra de  ferro  e enfeitadas  com  ramos de  pinheiro,  repletas de  fitas  coloridas amarradas simbolizando as cores da primavera,  e as  coroas  ficam presas   através  de  arames  presos em  ganchos  fixados  no  tronco,   próximas à  ponta  mais alta  do  tronco. Logo em seguida um grupo folclórico dança ao redor da árvore ao som deuma pequena banda.

Cada comunidade faz sua confraternização erguendo a árvore na véspera e com churrasco. E no dia 1º de maio, todas as comunidades (cinco colônias) se reúnem na colônia principal, Vitória, para erguerem juntas mais uma grande árvore de maio. A árvore de maio fica erguida durante todo o mês e no último dia de maio, o tronco é derrubado com nova celebração de dança folclórica.

Na tradição original,além das fitas, algumas garrafas de vinho ou champagne eram amarradas nas guirlandas e os jovens solteiros podiam escalar o tronco sem usar equipamento algum, só as mãos, braços, pés e pernas. Se conseguisse retirar uma garrafa poderia descer cuidadosamente e oferecer a uma moça que desejasse cortejar.Tarefa muito difícil!   

Na celebração conjunta das 5 colônias, o ritual é o mesmo e o trabalho hoje em dia é feito da forma antiga, praticamente todo braçal, quando os homens com seus trajes típicos, divididos em vários grupos, usam longas estacas de madeira com forquilhas para erguerem juntos o imenso tronco enfeitado e outros grupos sustentam o tronco com longas cordas, ajudando o trabalho dos que erguem a árvore de maio. Depois que foi erguida a árvore, vários grupos folclóricos executam danças ao som de bandas locais ao redor do tronco, formando grandes círculos, desde crianças bem pequenas até idosos, todos com trajes típicos. Nesse grande evento, que coincide com o Dia do Trabalho, os moradores e visitantes admiram as apresentações folclóricas de músicas e danças, e também saboreiam as delícias da culinária eslavo-germânica, acompanhadas de cervejas artesanais típicas.

Este ano, o evento ocorrerá no Centro de eventos agrária no dia 1º de Maio a partir das 10 horas.

por Marcio de Sequeira

» Veja mais fotos